Iluminando os séculos escuros. Laboratório latino-romance. Textos e documentos de Galiza e Portugal (sécs. XVI-XVII)

Data: de 8 a 12 de Julho de 2024 | 18h00-20h00

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização: Cátedra de Estudos Galegos – Ana María Sánchez Tarrío

Mais informações: anatarrio@edu.ulisboa.pt | Cátedra de Estudos Galegos

O Laboratório, nesta primeira edição, parte de uma seleção de textos latinos galegos e portugueses do período renascentista (extractos da obra latina do galego Álvaro de Cadabal e dos portugueses Luís Teixeira e Damião de Góis). Inclui textos epigráficos (programa epigráfico do Palácio Fonseca, Universidade de Santiago de Compostela). Pretende-se dilucidar peculiaridades gramaticais e sintácticas, problemas lexicográficos e critérios de edição, observando singularidades e convergências entre os textos galegos e portugueses. A literatura romance contemporânea é utilizada como instrumento imprescindível para a compreensão dos textos neolatinos deste período.

Ana Tarrio