Henrique Monteagudo e Ivo Castro – Vidas Paralelas

No dia 11 de abril, teve lugar o primeiro encontro da iniciativa Vida Paralelas, que juntou Ivo Castro (UL) e Henrique Monteagudo (USC), na sala Dom Pedro V da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para uma conversa, moderada por Rosario Álvarez (ILG), sobre a relação epistolar entre José Leite de Vasconcelos (1858-1941) e Andrés Martínez Salazar (1846-1923).

Vidas Paralelas é uma iniciativa da Cátedra de Estudos Galegos (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), em colaboração com o Conselho de Cultura Galega, que procura realçar, difundir e deixar uma memória das afinidades eletivas entre duas individualidades, uma galega e a outra portuguesa, importantes nos vários campos culturais – mundo académico, literatura, cinema, teatro, arquitetura… – de cada país.

As sessões são compostas por duas fases: a primeira, formada por duas entrevistas individuais que tentarão traçar um itinerário biográfico que inclua um determinado autorretrato intelectual, centrando-se de forma particular nos laços mútuos entre as duas personalidades selecionadas.
Estas entrevistas culminam num encontro-colóquio entre os dois, com o objetivo de promover uma reflexão retrospetiva sobre os cruzamentos culturais entre os mundos galego e português, as suas circunstâncias históricas específicas, mas também a sua evolução ao longo do tempo até aos dias de hoje. A conversa será conduzida pelo moderador da reunião. O colóquio decorrerá em vários espaços de Lisboa ligados à Cátedra de Estudos Galegos ou ministrados na cidade no âmbito da colaboração institucional com esta.

Tanto as entrevistas como o colóquio serão gravados e colocados à disposição do público interessado nos espaços digitais do Conselho de Cultura Galega e da Cátedra de Estudos Galegos, com o objetivo de criar um valioso acervo que se tornará um lugar de memória sobre o relações históricas e culturais entre a Galiza e Portugal.

As sessões seguintes debruçar-se-ão sobre temas variados, como arqueologia, historiografia, teatro, literatura e arquitetura.

Ana Tarrio